GALERIA DE FOTOS
Formatura da Turma MAD1221
O Salão Paroquial da Igreja Matriz de Pedro Osório, foi palco no dia 17 de setembro, de mais um momento de muita alegria para SERVI - Projetos e Cursos, Polo da Uniasselvi. Este foi o dia da colação de grau do curso superior de Licenciatura em Matemática (MAD 1221) que teve como paraninfa a professora do curso Carla Deniza Ott Felcher. A solenidade especial aconteceu às 18 horas. A sessão solene às 19 horas com a presença de vários familiares, convidados e autoridades da SERVI - Projetos e Cursos, Polo da UNIASSELVI e do município de Pedro Osório. A SERVI - Projetos e Cursos sente-se orgulhosa e parabeniza a todos os formandos, desejando-lhes muito sucesso!III FÓRUM DE PEDAGOGIA SERVI – Projetos e Cursos, Pólo da UNIASSELVI
No dia 26 de setembro de 2011 a turma do Curso de Licenciatura em Pedagogia – PED 9321, coordenada pela professora tutora Cristina Soares e acompanhada da intérprete de Libras Tamara Medeiros realizaram o III Fórum de Pedagogia. O tema do evento foi “A SURDEZ, O SURDO E AS ALTERNATIVAS PARA A INCLUSÃO”, uma reflexão de inclusão da pessoa surda na escola e na sociedade. O objetivo foi refletir sobre as possibilidades de integração da comunidade surda na sociedade, apontando caminhos para que o surdo exerça sua cidadania plenamente. Para desenvolver este assunto foram convidadas as professoras Sra. Liege Gemelli Kuchenbecker , pedagoga com especializações na área da surdez e a professora Srta. Liziane Behrenz Silva , tradutora e intérprete de Língua de Sinais e professora de Educação Especial – LIBRAS. Também contamos com a apresentação da APADA – Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos, sobre o trabalho que esta entidade desenvolve no município de Camaquã. Foi um momento muito significativo para o pólo SERVI – Projetos e Cursos, que está buscando qualificar seus profissionais e acadêmicos para tornar a inclusão efetivamente um direito de todos.ENADE - Primeira orientação para reaização do Enade 2011.
A turma recebeu a primeira capacitação sobre orientações para a realização do Enade 2011. O professor tutor externo repassou as orientações recebida na capacitação de Tutores na SERVI - Projetos e Cursos. Os alunos deram ênfase a discussão do calendário do ENADE 2011, ao curso de nivelamento sobre o mesmo e ao preenchimento do questionário do aluno.Prática Simulada - Demonstração de extração DNA vegetal.
Grupo de alunos da turma realiza prática simulada de extração de DNA vegetal, onde seguiram o protocolo e associado aos conhecimentos de química e física conseguiram extrair o DNA de uma cebola em sala de aula, os agrupamnetos de DNA puderam ao final da prática serem observados a olho nú. Este tipo de atividade de demostração incentiva os alunos a desenvolver uma postura crítica em relação ao conhecimento e interesse pelos mesmos, onde capacitará com mais qualidade a aquisição de conhecimento e respectiva transmissão do mesmo pelo professor. O grupo está de parabéns pela aplicação exitosa da prática.SEMINÁRIO DE SOCIALIZAÇÃO DE PRÁTICAS MÓDULO IV - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
TEM QUE SE TER CLAREZA QUE ESSA PRÁTICA EDUCATIVA DEVE SER REALIZADA NAS SALAS DOS ENCONTROS PRESENCIAIS DO CURSO. LEMBRAMOS QUE AS ATITIDADES DEVERÃO ACONTECER EM PELO MENOS DOIS ENCONTROS PRESENCIAIS. ALFABETIZAR LETRANDO: A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS PASSOS DA PRÁTICA EDUCATIVA: - ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE AULA A PARTIR DAS DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DO CURSO DE PEDAGOGIA ESTUDADE NESTE MÓDULO. - ESCOLHA UM CONTEÚDO ESPECÍFICO DA DISCIPLINA SORTEADA PARA O SEU GRUPO. - CRIE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA QUE OS SUJEITOS ENVOLVIDOS TENHAM CONDIÇÕES DE CONSTRUIR UM DISCERNIMENTO CRÍTICO E CRIATIVO SOBRE O TEM PROBLEMATIZADO. - APLIQUE A AULA NA DATA COMBINADA. Como será feita as apresentações: TODOS OS GRUPOS IRÃO PRODUZIR UM POWER POINT TRAZENDO DADOS DO TRABALHO E TAMBÉM REALIZARÃO UMA PEQUENA ATIVIDADE PRATICA. (TEMPO DE APRESENTAÇÃO APROXIMADAMENTE 25MIN)